• 27 de Dezembro, 2017. 00:00h

    NOVO FIAT CRONOS: tudo o que você precisa saber

    De http://revistaautoesporte.globo.com/

    Em novembro, quando a Fiat apresentou o Cronos muitas pessoas perceberam que o carro não é apenas uma versão sedã do Argo. O modelo tem entre-eixos maiores, menos opções de motorização e preço de partida maior em relação ao hatch. Sem falar no estilo, que inclui grade e para-choques novos, além de formato totalmente diferente a partir da coluna central. Com base nisso, separamos o que já sabemos sobre o sedã compacto crescido numa bateria de perguntas para você ficar por dentro do carro.

    1) Quando será o lançamento?
    Cronos é o Deus do Tempo na mitologia grega. Nada mais justo que dizer que o novo sedã faz justiça ao nome na pontualidade de chegada às concessionárias. O lançamento está previsto para acontecer por volta de fevereiro de 2018.

    2) Ele é maior e mais espaçoso do que o Argo?
    O entre-eixos de 2,52 metros do hatch foi bem ampliado. Conforme publicamos, apostávamos em um pouco menos de 2,60 m e parece que será isso mesmo. Segundo o site Autos Segredos, ficará perto dos 2,57 m. A medida não significa que os passageiros terão menos conforto no Fiat. O fabricante trabalhou bem o vão para cabeças e pernas do Argo e o sedã será ainda melhor nesses quesitos. O interior se destaca pela central multimídia de 7 polegadas (de série), mas não mudou tanto em relação ao hatch.

    3) O porta-malas tem uma boa medida?
    Fontes ligadas ao projeto afirmam apenas que o volume será superior aos 500 litros, cujo compartimento de bagagens leva bons 521 litros. O fato é que o sedã será tão bom de porta-malas quanto os seus antecessores.

    4) Quais serão as versões e motores?
    Enquanto o Argo parte do 1.0 e tem até uma versão básica a caminho (de acordo com o publicado por Autoesporte), o Cronos dispensa o motor menor de três cilindros e parte da configuração Drive 1.3 de até 109 cv e 14,2 kgfm, que pode ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou o automatizado GSR com o mesmo número de velocidades. A caixa automática Aisin de seis marchas vem como opção apenas no Precision 1.8 de 139 cv e 19,3 kgfm.
    O futuro lançamento também não terá versão HGT, mas isso não quer dizer que você não terá um Cronos que domine o tempo também na pista de testes. Conforme revelado por Autoesporte, estão previstos os novos 1.0 e 1.3 turbo de cabeçote variável e injeção direta, que ampliarão a faixa de preço e nível de performance do Fiat. A Fiat já testa os novos propulsores desde agosto 2017.

    5) Qual será a estimativa de preços?
    Conforme publicamos na edição de dezembro da Autoesporte, o Cronos partirá de algo entre a faixa de R$ 55 mil e R$ 60 mil para o Drive 1.3 e R$ 65 mil e R$ 70 mil no caso do mais caro Precision automático. Não muito diferente de outros veículos da sua categoria. Somente quando o Fiat ganhar motores turbo que o preço passará a ficar próximo do VW.